Loading...

Comercialização de Energia

Liberdade para escolher de quem você compra sua energia

O que é?

Mercado Livre ou ambiente de contratação livre é um ambiente de compra e venda de energia em que as condições e os preços são definidos diretamente pelo cliente.

Como funciona?

ACR – Ambiente de Contratação Regulada (Mercado Regulado)

A contratação de energia no Mercado Regulado é realizada entre o consumidor cativo e a concessionária de distribuição a qual ele está conectado.

 

Esse tipo de contratação não permite negociação de preços, ou seja, cada unidade consumidora paga apenas uma fatura de energia mensalmente, incluindo os serviços de distribuição e geração da energia, com tarifas estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

ACL – Ambiente de Contratação Livre (Mercado Livre)

O Mercado Livre de energia é um ambiente de negócios em que vendedores e compradores podem negociar energia elétrica livremente entre si. Isso permite que consumidores industriais e comerciais contratem seu fornecimento de energia, negociando preço, prazos e condições comerciais diretamente com os geradores e comercializadores. Ao contratar a energia de forma customizada, as suas atividades tornam-se mais competitivas.

 

A negociação deve obedecer às regras de comercialização definidas pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Cada unidade consumidora paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local (tarifa regulada) e uma ou mais faturas referentes à compra da energia ao gerador ou comercializador (preço negociado de contrato).

Quais as principais vantagens do Mercado Livre de Energia?

  • Redução de custos

    Redução de custos

    Este é o principal benefício, a redução dos custos, gerando competitividade aos seus produtos ou serviços.

  • Previsão de custos

    Previsão de custos

    Melhor previsão orçamentária para a sua empresa, já que o preço é pré-definido até o final da contratação (com correção pela inflação), evitando as variações de tarifas no Mercado Regulado.

  • Livre negociação

    Livre negociação

    A escolha do seu fornecedor de energia e a negociação de prazos e condições comerciais garante maior performance e rentabilidade para o seu negócio.

  • Contrato único para diversas unidades consumidoras

    Contrato único para diversas unidades consumidoras

    Você assina um único contrato para várias unidades consumidoras, por meio de um sistema de compensação que administra as sobras e faltas de energia.

  • Sustentabilidade

    Sustentabilidade

    A contratação de energia advinda de fontes renováveis, como pequenas centrais hidrelétricas, usinas solares e eólicas contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Quem pode se beneficiar?Qualquer indústria ou comércio que esteja ligado em média ou alta tensão, desde que atendidos os critérios abaixo:

CONSUMIDOR LIVRE

DEMANDA CONTRATADA MAIOR OU IGUAL A 3.000 KW

CONSUMIDOR ESPECIAL

DEMANDA CONTRATADA ENTRE 500 KW E 3.000 KW

Consumidores especiais possuem desconto da TUSD de 50% ou 100%. Unidades que somadas atinjam a demanda contratada de 500 kW.

Por que a AES Tietê?

  • Estudos personalizados

    Estudos personalizados

    Realizamos estudos na medida ideal para atender a sua necessidade e oferecer sempre a melhor opção de contratação.

  • Representação na CCEE

    Representação na CCEE

    Orientamos nossos clientes na adesão e modelagem dos pontos de consumo na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e garantimos suporte em questões regulatórias, como mudanças na legislação e acompanhamento de processos e audiências públicas.

  • Gestão de energia

    Gestão de energia

    Elaboramos estratégias de consumo, melhor período de contratação, compra e venda de energia no curto prazo e definição de parâmetros de sazonalidade.

  • Relatórios gerenciais

    Relatórios gerenciais

    Disponibilizamos relatórios de acompanhamento e desempenho, com detalhamento dos custos mensais e comparativos de resultados entre o mercado regulado e o livre.

Quer saber mais?Fale com nossos especialistas