Loading...

Notícias

Soluções sustentáveis ganham destaque na BR Week 2018

Com soluções energéticas 100% renováveis disponíveis para o varejo, a AES Tietê levou seu presidente, Ítalo Freitas, ao painel do Brazilian Retail Week, maior evento do setor, para abordar como a transformação digital e a sustentabilidade estão mudando os negócios.

Na arena de debates, ao lado de importantes players do mercado, como Oliver E. Cunningham, sócio da KPMG, Fernando Boscolo, manager da Privalia Brasil, Vanessa Gordilho, diretora da Mastercard e Thomas Tochtermann, diretor da McKinsey, Ítalo apresentou opções inovadoras e sustentáveis de energia disponíveis para o varejo e os benefícios da sua adoção.

“Temos soluções que, por incrível que pareça, reduzem custos e conectam empresas de diferentes tamanhos com a sustentabilidade. Parece milagroso, mas a disrupção no setor foi tão grande nos últimos anos, em termos de painéis solares, geração eólica, tecnologia, entre outros fatores, que foi capaz de reduzir os custos para o cliente”, afirmou Ítalo.

Geração solar fotovoltaica distribuída é uma solução acessível

A geração solar fotovoltaica distribuída é uma tecnologia que viabiliza a geração própria de energia, possibilitando que ela esteja mais próxima ao ponto de consumo. A solução tem se mostrado uma forte tendência no setor varejista por garantir um compromisso com a sustentabilidade, além da redução e previsibilidade de custos.

Nesse modelo, o comércio consome energia de uma planta, conhecida como fazenda solar, instalada em uma região remota. A fazenda pode ser de titularidade de um único cliente ou dividida entre vários consumidores.

Toda a energia produzida por essa planta gera créditos para abater da conta do consumidor ao final de cada mês. Assim, o cliente continua conectado à rede da distribuidora e, se gerar mais energia em comparação ao seu consumo, devolve para a distribuidora e recebe créditos, que podem ser usados em até 60 meses. Caso gere menos, o comércio poderá consumir a energia adicional da sua distribuidora

Drogaria Araujo foi pioneira na adesão à energia renovável

Um case de destaque relacionado a essa a solução é o da Drogaria Araujo, empresa líder no ramo farmacêutico em Minas Gerais, com a contratação de uma fazenda solar remota de potência instalada de 5,3 MWp (4,4MWac). O contrato vai abastecer as 145 lojas da rede de farmácias, ou seja, todas as lojas de rua terão energia renovável.

Gestão energética atende necessidades do varejo

Outra solução apresentada por Ítalo no evento foi a gestão energética, serviço que se aplica de forma efetiva nas características e necessidades do segmento de varejo. Para clientes livres (demanda contratada maior ou igual a 3.000 kw) ou potencialmente livres, o serviço consiste na avaliação de migração e, posteriormente, no acompanhamento do cliente neste ambiente de contratação, cobrindo desde a compra otimizada de energia até a interface com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

“A gestão energética é uma solução aplicável também para os consumidores cativos, que podem se beneficiar da redução de custos por meio da reclassificação tarifária, gestão de demanda contratada e conferência de impostos que incidem sobre a conta”, explicou Ítalo.

A AES Tietê atua em todas as etapas dos projetos de energia, desde o diagnóstico e o planejamento, passando pelo desenvolvimento de produtos, integração de soluções, implementação, até a operação e a manutenção. Para garantir que as empresas tenham um desempenho energético adequado, as soluções são customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

Conta pra gente, qual a sua necessidade?

Estamos prontos para construir com você, a sua forma de energia.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas