Loading...
Notícias

Notícias

Pelo 2º ano consecutivo, recebemos a Certificação Green Bonds

Pelo 2º ano consecutivo, recebemos a Certificação Green Bonds

A busca por soluções sustentáveis que contribuam para o futuro da energia limpa nos levam a percorrer caminhos dos quais temos cada vez mais orgulho. Exemplo disso é que, em 2020, a AES Tietê reafirmou a certificação de títulos Green Bonds, também chamados de ‘debêntures verdes’, por meio da chancela da Climate Bonds Initiative (CBI), uma organização internacional que fomenta o mercado de títulos para investimentos em soluções sobre mudanças climáticas.

O desempenho socioambiental da AES Tietê foi avaliado pela SITAWI Finanças do Bem e verificado da VigeoEiris, ambas parceiras em processos de análise de performance socioambiental de empresas.

As debêntures verdes são títulos de dívida cujos recursos devem ser direcionados para financiamento de projetos ligados à sustentabilidade, como projetos de infraestrutura de energia renovável, que trazem benefícios ao meio ambiente e contribuem para amenizar os efeitos das mudanças climáticas e o uso de recursos naturais.

Pioneirismo em emissão de green bonds

Em 2019, a AES Tietê se tornou a primeira empresa brasileira a emitir green bonds de projeto solar no Brasil e foi um marco no mercado brasileiro de finanças verdes, ao fomentar ainda mais os investimentos para o desenvolvimento sustentável no País.

Esse feito gerou uma captação de R$ 820 milhões, os quais foram destinados à construção das usinas solares de Guaimbê e Ouroeste, sendo os primeiros grandes investimentos em energia solar no estado de São Paulo.

Para a conquista da recertificação, as boas práticas de governança e constante monitoramento dos indicadores GBP (Green Bond Principals)  foram essenciais, evidenciando o cumprimento a normas de caráter trabalhista, ambiental, regulatório e financeiro, bem como nossas boas condutas com a comunidade, e também nos alinhando às boas práticas internacionais.

“Esse pioneirismo aliado à gestão com práticas sustentáveis reforçam o compromisso da AES Tietê com parâmetros globais de governança corporativa e seu alinhamento às práticas ESG (Environmental, Social and Governance)”,  relata a Diretora Vice-Presidente e de Relações com Investidores, Clarissa Sadock.