Loading...
Notícias

Notícias

Especialistas apontam década de liderança da energia eólica no setor elétrico

Especialistas apontam década de liderança da energia eólica no setor elétrico

A energia eólica é uma fonte limpa, inesgotável e não emite gases poluentes ou gera resíduos. É uma das fontes mais acessíveis de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

Segundo a presidente da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), Elbia Gannoum, por conta das constantes transformações, inovações tecnológicas, sólidos investimentos e dos novos comportamentos do consumidor, a energia eólica desponta como protagonista do setor elétrico para a próxima década.

Os fatos que confirmam essa afirmação são a queda no preço da energia eólica desde 2017, o aumento das fontes de financiamento, o surgimento de novos modelos de negócios e o fortalecimento da cadeia produtiva.

CRESCIMENTO EXPRESSIVO

A energia eólica possui números expressivos de crescimento. O Brasil superou a marca de 15 GW de capacidade instalada, potência superior à da maior hidrelétrica da América Latina, a binacional Itaipu, de 14.000 MW. De acordo com a ABEEólica, a perspectiva no Plano Decenal de Expansão (PDE), é chegar a 39,5 GW de capacidade instalada ao final de 2029. Quase 3 vezes mais do que a capacidade instalada hoje no país.

O setor se desenvolveu muito nesses 10 anos. Para se ter uma ideia, hoje, cerca de 80% dos equipamentos aerogeradores já são produzidos em solo brasileiro. Além disso, a chegada de investidores e de políticas públicas para financiamento da cadeia produtiva aumentam as expectativas de crescimento para o setor.

Outro ponto que confirma a expansão da energia eólica no Brasil, são novos projetos privados que entraram em operação recentemente, como é o caso do Complexo Eólico Alto Sertão II, da AES Tietê, localizado no Estado da Bahia e que possui capacidade instalada total de 386,1 MW. Um dos maiores parques eólicos do país, que contribui para o aumento de produção de energia limpa e redução das emissões de gases poluentes na atmosfera. Podemos citar também o novo complexo eólico Tucano de 167,4 MW, que está em processo de viabilização pela Companhia para operar comercialmente nos próximos anos.

TECNOLOGIA ALIADA AO MEIO AMBIENTE

Um relatório recente do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), promovido pelo Observatório do Clima, rede de organizações da sociedade para discutir os impactos da mudança climática no contexto brasileiro, e divulgados no início de novembro, mostrou que as emissões de gases no Brasil ficaram praticamente estáveis se comparadas ao mesmo período de 2018.

O ponto positivo foi o setor energético, com redução apresentada de 5% o que reforçou ainda mais o crescimento das energias renováveis (eólica e solar) na matriz energética brasileira.

Além dos ganhos diretos com uma energia limpa, os parques eólicos se tornam ainda mais vantajosos, pois contribuem para garantir outros usos do terreno como a agricultura e a criação de gado. São empregos gerados e mais investimento em áreas com menor índice de desenvolvimento.

BENEFÍCIOS DA ENERGIA EÓLICA

Previsibilidade de gastos: O consumidor tem uma estimativa de quanto gastará com a energia durante a validade do contrato, protegendo a empresa contra a volatilidade dos preços de energia.

Valores mais atrativos: Ao negociar um contrato de longo prazo e estipular os gastos com energia, os valores ficam mais baixos em comparação com a prática de mercado de médio e curto prazo, gerando, assim, mais economia.

Desenvolvimento sustentável: Ao adquirir energia renovável, a empresa colabora para a redução da emissão de dióxido de carbono e de outros gases responsáveis pelo efeito de estufa, além de cumprir suas metas ou protocolos de sustentabilidade.

Incentivo à tecnologia: Contratos de longo prazo viabilizam a construção de novos parques geradores renováveis e movimentam a cadeia produtiva, envolvendo tanto a energia solar como a eólica, beneficiando também a sociedade e a economia brasileira.

 PODEMOS TE AJUDAR

A AES TIETÊ, pode tornar sua empresa ainda mais competitiva. Converse com um de nossos especialistas e saiba como o seu negócio pode se beneficiar com a Energia Eólica de nossos parques. Clique aqui