Loading...

Notícias

Autoridades visitam projeto de armazenamento de energia em Bariri

A Usina Hidrelétrica de Bariri, da AES Tietê, foi palco da apresentação do primeiro projeto brasileiro de armazenamento de energia por baterias de lítio implementado junto a uma usina hidrelétrica de grande porte, conectado ao Sistema Interligado Nacional.

O objetivo do projeto foi testar as principais funcionalidades de um sistema de armazenamento de energia, como, por exemplo, suporte à rede no horário de pico e serviços auxiliares e sua efetividade para postergar investimento e integração com geração intermitente (como solar e eólica).

Autoridades do setor elétrico prestigiaram o evento, como o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo, o presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia, Carlos Augusto Leite Brandão, o Diretor da ANEEL, Sandoval Feitosa, além de representantes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e Secretaria de Energia e Mineração do Governo do Estado de São Paulo, que foram recebidos pelo presidente da AES Tietê, Ítalo Freitas, pelo diretor de Relacionamento com o Cliente, Rogério Jorge, e o diretor de BD/M&A, Bernardo Sacic.

“O projeto está alinhado à política de modernização do setor elétrico, que é perseguida pela ANEEL por meio de políticas públicas implantadas pelo Governo Federal. É uma satisfação pessoal ver o início da operação desse projeto”, disse Sandoval.

Solução demonstra evolução da AES Tietê e do mercado

Segundo Ítalo, o projeto demonstra a evolução do mercado elétrico brasileiro e também da própria AES Tietê, que acompanha os avanços tecnológicos, as necessidades de seus clientes e investe em novas soluções.
“O processo de transformação é contínuo, antes erámos basicamente uma empresa gestora de ativos e hoje, ofertamos soluções de energia e trazendo novas tecnologias para o sistema interligado nacional e para os clientes”, afirmou.

O armazenamento de energia é uma revolução pioneira e silenciosa

O armazenamento de energia pode ser aplicado em diferentes funções na rede elétrica. A integração às fontes de energia renováveis, com a finalidade de balancear sua intermitência, é apenas uma das possibilidades. A solução também pode ser utilizada para aliviar às redes de transmissão e de distribuição ou em sistemas isolados, tornando-os mais eficientes e tornando o setor de energia mais sustentável. Outra finalidade da solução está relacionada à projetos direcionados ao cliente, por exemplo, associada a geração distribuída, no setor comercial e industrial, para empresas que estejam buscando confiabilidade e gerenciamento de custos mais apurado.

Se interessou pelo Armazenamento de Energia? Fale com os nossos especialistas, clique aqui.