Loading...

Notícias

Armazenamento de energia por baterias transforma o setor elétrico

Solução inovadora em energia foi apresentada pela AES Tietê no IV SINREM

Rennyo Nakabayashi, especialista em Desenvolvimento de Novas Tecnologias da AES Tietê

Temas como mudanças climáticas e economia de baixo carbono vêm ganhando cada vez mais espaço no setor elétrico, gerando discussões relevantes sobre o desenvolvimento sustentável.

Esse novo cenário reforça a necessidade de medidas efetivas do setor no combate ao aquecimento global, no atendimento às demandas por energia limpa e renovável, e na quebra de paradigmas nos sistemas de produção, transmissão, distribuição, comercialização e consumo de energia. Abrange também o desenvolvimento de novas políticas e regulações, assim como o financiamento de inovação tecnológica e maior abertura de mercado.

O Workshop IV SINREM – Simpósio Nacional de Regulação, Economia e Mercado discutiu como essas transformações estão afetando o mercado brasileiro e contou com a participação de Rennyo Nakabayashi, especialista em Desenvolvimento de Novas Tecnologias da AES Tietê. O Simpósio foi realizado em São Paulo, pelo Cigré Brasil, com organização da Thymos Energia.

Rennyo falou sobre as perspectivas para implantação da tecnologia de armazenamento de energia no Brasil. A solução, também conhecida como energy storage, aparece como uma alternativa inovadora de suporte às fontes eólica e solar, para suprir os períodos de intermitência (grandes variações na geração). Essa tecnologia proporciona uma maior estabilidade de energia ao sistema elétrico e é capaz de atender aos períodos de pico das distribuidoras, com resposta rápida e de forma econômica.

“Os custos relacionados ao armazenamento de energia em baterias vêm caindo de forma expressiva e, em alguns casos, aqui no Brasil, o armazenamento já tem condições de competir com as soluções convencionais. Há oportunidades em diversos tipos de aplicações: sistemas isolados, suporte para regulação de tensão, integração de fontes intermitentes e otimização de investimentos em transmissão e distribuição”, ressalta o especialista.

A AES Corporation é líder global em energy storage, concentrando 476 MW em plantas já operacionais, em construção ou em estágio avançado de desenvolvimento. No Brasil, a AES Tietê é pioneira em oferecer a solução de armazenamento de energia para o mercado. O objetivo da companhia é promover uma matriz energética mais diversificada e renovável no país, com inovação e tecnologias que atendam às demandas dos clientes.

O SINREM é realizado pelo Cigré, uma instituição sem fins lucrativos. Todos os recursos arrecadados com o evento serão destinados para fomentar a pesquisa e a disseminação de conhecimento do setor elétrico brasileiro.