Loading...

Notícias

AES Tietê obtém a 8ª colocação entre as empresas mais inovadoras do Brasil

Estamos presentes, mais uma vez, no Prêmio Best Innovator. Ficamos com a 8ª colocação no ranking das 20 empresas mais inovadoras do Brasil, em 2017. Entre as iniciativas que se destacaram, estão a nossa estratégia de inovação, a aceleração de projetos de startups e o nosso espaço no Cubo Coworking.

 

A cerimônia de premiação foi realizada na noite de terça-feira (12), no auditório do departamento de Engenharia de Produção da USP, em São Paulo.

 

O prêmio é concedido pela consultoria internacional A.T. Kearney desde 2003, em nível global, e desde 2010, no Brasil. O programa avalia a capacidade de inovação das empresas, baseada em cinco pilares de pesos diferentes: processos (24%), estratégia (22%), organização e cultura (21%), estrutura e suporte (21%) e resultado da inovação (12%).

 

A publicação parte de uma metodologia que considera diversos aspectos de inovação, cobertas por um questionário detalhado que é convertido em um ranking de inovação. A fase de avaliação das iniciativas envolve, ainda, visita dos examinadores nas empresas para entrevistas e avaliação da banca julgadora.

 

Como inovamos?

 

Confira, abaixo, algumas iniciativas que contribuíram para o reconhecimento nessa premiação.

Estratégia definida – A inovação é um dos quatro direcionadores estratégicos da AES Tietê. Também é vista como um dos caminhos para atender às demandas dos nossos clientes, oferecendo novas tecnologias e soluções inovadoras em energia.

 

Inovação no sistema de geração distribuída – Para oferecer ao nosso cliente uma melhor gestão de suas fontes energéticas, desenvolvemos um software de gerenciamento e controle inteligente de consumo de energia, conhecido como microrrede. Essa solução, além de aumentar a confiabilidade energética, possibilita a redução nos custos com energia e permite que o cliente ganhe mais autonomia em momentos de instabilidade ou falha na rede.

 

Cultura, infraestrutura e processos – Os investimentos em treinamento e capacitação de nossas equipes são constantes, assim como a padronização no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria da nossa infraestrutura. Em 2017, lançamos o novo COGE, um dos centros tecnológicos mais modernos do Brasil. Também fizemos a seleção de dois projetos de startups para aceleração, de um total de 233 inscritos. Cada startup receberá um incentivo de R$ 500 mil para o desenvolvimento do seu negócio.

 

Reputação como empresa inovadora – Inauguramos, neste ano, o nosso espaço de inovação no Cubo Coworking, e o novo site da AES Tietê. Também realizamos palestras em diversos eventos de inovação pelo país.

Resultados e uso eficiente de recursos –  Entre os projetos de P&D, destacamos a usina virtual de energia, o primeiro sistema controlador de microrredes 100% nacional, as turbinas hidrocinéticas e o sistema de armazenamento de energia por baterias.

 

“A inovação é o combustível que nos impulsiona a seguir com nossa estratégia de crescimento e de desenvolvimento sustentável. Isso significa pensar em novos modelos de negócio e alternativas tecnológicas que colaborem para oferecer soluções eficientes e confiáveis de energia para os nossos clientes, e que contribuam para a redução de impactos ambientais”, ressalta Rodrigo D’Elia, diretor de Engenharia, Construção e Serviços da AES Tietê.