Loading...
Notícias

Notícias

6 dicas de eficiência energética para a sua empresa

6 dicas de eficiência energética para a sua empresa

Utilizar a energia de forma consciente e racional, a chamada eficiência energética, traz benefícios para toda a cadeia envolvida no processo de geração e consumo, promovendo  economia para o consumidor, o uso adequado de todo o sistema elétrico de geração e distribuição e, decisivamente, protegendo o meio ambiente, a nossa fonte de todo tipo de energia e que precisa ser preservada para garantir o futuro do planeta.

Por meio de algumas práticas, é possível adquirir uma boa eficiência energética nas empresas. Confira algumas dicas:

1- Se necessário, troque equipamentos: como está o consumo dos equipamentos de sua empresa? Normalmente, os modelos mais antigos gastam mais energia que as versões mais novas. Faça uma avaliação e, se for preciso, troque por máquinas mais modernas. Outra dica simples e bastante efetiva é a substituição de lâmpadas incandescentes pelas do tipo LED, que economiza até cerca de 90% da energia gasta com iluminação, ou pela fluorescente, que pode economizar cerca de 75%.

2- Invista em sistemas de automação: alguns sistemas de controle e automação podem auxiliar no controle de consumo na iluminação e no uso de equipamentos, como o ar-condicionado. Uma dica nesse sentido é o uso de sensores de presença nos ambientes, que evitam que luzes fiquem acesas sem necessidade.

3- Atenção às cores do ambiente: você sabia que até as cores das instalações da empresa podem interferir no consumo de energia? Cores mais escuras absorvem mais luz, com isso, os ambientes refletem menos luminosidade e demandam maior iluminação, além de ainda reter mais calor, o que pode gerar mais gastos com ar-condicionado. Por isso, dê preferência para tons mais claros.

4- Invista na estrutura da instalações: algumas medidas podem ser pensadas no próprio projeto estrutural da empresa. A instalação de janelas duplas, por exemplo, com uma camada de ar entre os vidros, é uma boa solução de isolamento térmico e demanda menos necessidade de refrigeração. Outra boa medida envolve a distribuição de portas e janelas que permitam uma boa circulação de ar.

5 – Engaje o seu time: a redução de consumo de energia deve ser um compromisso de todos. Por isso, envolver e engajar os colaboradores nessa empreitada é uma das estratégias-chave para a conquista da eficiência energética.

6- Aposte num sistema de gestão de energia: gerenciar de forma exclusiva o consumo de energia da empresa é umas melhores estratégias para a eficiência energética e redução de gastos. Caso o seu negócio não tenha esse departamento, é possível terceirizar. Inclusive, a AES Tietê pode te ajudar nesse sentido por meio do serviço Gestão de Energia Elétrica. Outra solução que também oferecemos é auxiliar a sua empresa na migração para o mercado livre de energia, ambiente em que as empresas economizam até 25% seus custos com energia elétrica. Clique aqui para saber mais.

 

Fontes: https://cebds.org/confira-10-dicas-para-ter-eficiencia-energetica-nas-empresas/#.Xx8UVPhKhPN; https://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/a-importancia-da-eficiencia-energetica-e-seus-beneficios-a-sociedade; http://www.abesco.com.br/pt/o-que-e-eficiencia-energetica-ee/