Loading...

Histórias

Negócios

29/04/2019

Energia renovável: estratégia para sustentabilidade e vantagem competitiva

Comprar energia renovável em contrato de longo prazo já é uma realidade crescente para muitas empresas ao redor do mundo. Conforme dados de 2018 divulgados pela Bloomberg New Energy Finance, especialmente na América, esse aumento de consumo se deu de forma acentuada, respondendo por 60% do total de 13.4 gigawatt de energia limpa compradas em 2018.

O Brasil também acompanhou esse aumento de consumo, principalmente, devido ao grande potencial para aproveitamento de fontes de energias renováveis, principalmente por conta do clima e da posição geográfica favorável. Por outro lado, dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostram que 61% da matriz de energia elétrica brasileira ainda são baseadas em fontes hídricas.

Matriz de energia elétrica brasileira. Fonte: ANEEL

Analisando os padrões de outros países, o mercado brasileiro apresenta diversas possibilidades de desenvolvimento de projetos a longo prazo. Em entrevista à Reuters, o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, afirmou que o País deverá ter um aumento de 44% na capacidade instalada de geração de energia fotovoltaica em 2019, atingindo os 3,3 gigawatts (GW).

A energia eólica também possui números expressivos de crescimento. O Brasil superou a marca de 14 GW de capacidade instalada, potência superior à da maior hidrelétrica da América Latina, a binacional Itaipu, de 14.000 MW. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a perspectiva é que até o final de 2024 sejam, pelo menos, 19,04 GW de capacidade instalada.

Vantagens na compra de energia renovável em contratos de longo prazo

Diante do cenário, das questões geográficas e das perspectivas de crescimento, comprar energia renovável em contrato de longo prazo é uma opção viável e vantajosa para as empresas, desde o aspecto econômico até o sustentável. Nesse modelo de negócio, é possível ter as seguintes vantagens:

  • Previsibilidade de gastos – Estimativa de quanto gastará com a energia durante a validade do contrato, protegendo a empresa contra a volatilidade dos preços de energia.
  • Valores mais atrativos – É válido destacar que, ao negociar um contrato de longo prazo e estipular os gastos com energia, os valores ficam mais baixos em comparação com a prática de mercado de médio e curto prazo, gerando, assim, mais economia.
  • Contribuição para o desenvolvimento sustentável – Ao adquirir energia renovável, a empresa colabora para a redução da emissão de dióxido de carbono e de outros gases responsáveis pelo “efeito de estufa”, além de cumprir suas metas ou protocolos de sustentabilidade.
  • Incentivar a tecnologia – Contratos de longo prazo viabilizam a construção de novos parques geradores renováveis e movimentam a cadeia produtiva, envolvendo tanto a energia solar como a eólica, beneficiando também a sociedade e a economia brasileira.

Comprar ou não comprar no longo prazo?

A energia é determinante para alguns segmentos do mercado na produção, manutenção e comercialização de seus produtos e serviços. Assim, além de essencial, o consumo de energia é alto. O estudo Consumo Anual de Energia Elétrica por classe, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aponta que, em 2017, o consumo de energia pela indústria contabilizou 167.065 GWh, um aumento de 1,1% em comparação com 2016. Já o setor comercial somou 88.129 GWh de demanda de energia, acréscimo de 0,3% em comparação com o mesmo período.

“Determinados setores têm a energia como fator fundamental para o funcionamento de seus negócios. Adquirir energia renovável, por um preço mais atrativo que o de mercado a curto e médio prazo, e aderir a um ciclo sustentável são grandes vantagens para a imagem e a competitividade das empresas”, afirma Rogério Jorge, Diretor de Relacionamento com o Cliente da AES Tietê.

Ao redor do mundo, empresas de diversos setores estão comprando energia renovável em contratos de longo prazo. Setores como os de bebidas, produtos químicos, alimentícios, minerais metálicos e minerais não metálicos, metalurgia, celulose e papel, e veículos podem adquirir energia renovável, pois consomem muita energia em suas operações. Por possuírem planejamento de crescimento, comprar no longo prazo é ideal para auxiliar a gestão estratégica do negócio.

Aperfeiçoar os processos de contratação de energia na sua empresa, sempre em parceria de uma empresa especializada, como a AES Tietê, pode tornar sua empresa ainda mais competitiva. A contratação de energia renovável em contratos de longo prazo é uma ótima alternativa que proporciona ao seu negócio maior vantagem competitiva e reforça sua preocupação com o desenvolvimento sustentável.