Loading...

Histórias

Soluções

19/11/2018

4 benefícios para as empresas que possuem RECs

No Brasil, a procura por RECs (Certificados de Energia Renovável) vem crescendo nos últimos anos.

Esse comportamento é consequência dos efeitos das mudanças climáticas, que levam as empresas a procurarem alternativas para adaptação e mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Segundo dados do Instituto Totum, até outubro deste ano, foram comercializados 1,3 milhão de RECs, número cinco vezes maior do que o alcançado em 2017.  Para 2019, a estimativa é chegar a 3 milhões de certificados.

Confira os 4 principais benefícios para empresas dos setores comerciais e empreendimentos ao adquirirem os RECs:

1 – Comprova o uso de energia renovável com certificado reconhecido internacionalmente

Independente da origem, toda energia é injetada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e transferida pela rede de transmissão até o local de consumo. Ao receber a energia da rede, não há como identificar fisicamente a sua fonte. No entanto, ao adquirir RECs na mesma quantidade de energia consumida, é possível comprovar sua geração renovável, que compensa a mesma quantidade de MW consumidos do SIN.

2 – Contribui para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas (emissões de gases de efeito estufa, CO2)

A opção por energias renováveis é, além de uma forma de contribuir para a redução das emissões de GEE na atmosfera, uma colaboração com a transformação na matriz energética nacional.

Segundo o relatório da Solar City de 2013, 75% das pessoas possuem maior probabilidade de comprar um produto, ou contratar um serviço, se a empresa estiver se esforçando para ser sustentável.

À medida que o mercado de RECs cresce, há um impacto direto no estímulo de novos investimentos e incentivos para empreendimentos renováveis, contribuindo diretamente no aumento dessas fontes na matriz energética.

Os RECs contribuem, ainda, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que contemplam grandes metas para a redução de desigualdades e o desenvolvimento sustentável das nações. Os ODS mais impactados positivamente pelos RECs são o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), que tem como um de seus objetivos aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global, e o ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima), que sugere medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus reflexos.

3 – Colabora com as certificações LEED (Green Building Council) e Zero Energy Building

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação de edificações. O selo adota critérios objetivos, como a racionalização de recursos naturais (energia, água, etc.) atendidos por um edifício ou empreendimento. A compra de energia renovável é um dos critérios de avaliação e o REC Brasil, com atributos adicionais de sustentabilidade, é a única comprovação aceita no País.

Para a Zero Energy Building, os requisitos para construções autossuficientes em energia são: compra de RECs para a demanda energética remanescente, autoprodução de energia renovável (on-site e off-site) e eficiência energética.

4 – Comprova o compromisso com a sustentabilidade por meio de mecanismos reconhecidos pelo mercado, que contribuem para a visibilidade positiva das empresas junto aos investidores:

  • RE-100: movimento que incentiva empresas a tornarem-se 100% abastecidas por energia renovável;
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE): empresas de capital aberto buscam integrar a seleta carteira que reúne companhias com alto desempenho em sustentabilidade;
  • Carbon Disclosure Project (CDP): empresas respondem ao CDP como forma de medir, divulgar, gerenciar e compartilhar informações ambientais relacionadas às mudanças do clima;
  • Programa GHG Protocol: 92% das empresas da Fortune 500, que reportaram ao CDP, utilizaram o GHG Protocol como metodologia para o gerenciamento das emissões de GEE;
  • WWF: colaboração entre multinacionais e empresas líderes do setor industrial que buscam um acesso mais simples às energias renováveis para atingirem as respectivas metas ambiciosas.

Quer saber mais sobre os RECS e como adquiri-los para o seu negócio? Clique e fale com um de nossos especialistas.