Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Skip Navigation LinksAES TietêStorage Energy Storage voltar

Energy Storage

A crescente demanda por um suprimento seguro, confiável e resiliente de energia elétrica, traz desafios ao setor elétrico mundial, que por sua vez promove avanços tecnológicos para fazer frente a este cenário nos próximos anos.

Neste ambiente, o Energy Storage (ES) tem se mostrado a melhor solução, já com mais de 1,6 GW de potência instalada no mundo. A tecnologia de ES através de baterias permite respostas praticamente instantâneas, em milissegundos, com rapidez de implementação e versatilidade de operação, com várias aplicações, inclusive permitindo a integração de fontes renováveis de forma mais eficiente e econômica.

A AES é líder em parcerias comerciais de armazenamento de energia, realizando projetos desde a sua concepção até sua operação. Com 346 MW de recursos de armazenamento em operação, construção ou fase final de desenvolvimento. Possuímos o maior parque de armazenamento de energia com baterias em operação comercial, e para isto desenvolvemos uma tecnologia de alta eficiência para o armazenamento de energia, o ADVANCION.

ADVANCION é o produto de mais de 30 anos de atendimento a grandes clientes públicos de grande escala e mais de 8 anos de experiência no desenvolvimento e operação em armazenamento de energia em escala comercial, e está disponível em “utility-scale” (grandes quantidades de energia) e para o desenvolvimento de energias renováveis em diversos países, já possuindo aplicações nos Estados Unidos (PJM), Holanda, Irlanda, Chile, etc.

Desenvolvido com baterias previamente certificadas de fornecedores líderes de mercado, cada configuração do ADVANCION é modular e redundante, assegurando uma maior confiabilidade ao sistema.

O ADVANCION atua tanto como recurso de geração quanto de carga, resultando em dupla utilização do potencial instalado, com taxa de resposta 50 vezes melhor do que sistemas de geração de backups emergenciais para suprir interrupções.

Nossa arquitetura utiliza algoritmos patenteados para automatizar a operação, que atuam em função de otimizar o rendimento e a eficiência do sistema.

 

CARACTERÍSTICAS
• Introduz o mais novo avanço em tecnologia de baterias do mercado.
• Utiliza a tecnologia de resposta rápida para conversão de energia com transistores IGBT de diversos fornecedores.
• A tecnologia de conversão de potência segue os critérios IEEE 519 e IEEE 1547, é desenhada também para atender, se aplicável, o UL 1741 e o UL 508C. Fornecedores homologados de sistema de conversão de potência são pré-qualificados para a configuração ADVANCION na AES Battery Integration Center.
• Todos os fornecedores de bateria são testados e aprovados para configurações ADVANCION na AES Battery Integration Center, localizada em Indianápolis, na Indianápolis Power & Light.
• Redundância operativa.
• Modulação de carga.
• Capacidade extra de pico para usinas.
• O cliente paga pela instalação de baterias de acordo com a necessidade para o suprimento da carga.
• Adequação de tensão.
• Regularização de frequência.
• Integração de fontes renováveis.
• Serviços auxiliares: ADVANCION provê um balanço de energia seguro e confiável para o sistema
• Capacidade de reserva: Venda de maior quantidade de energia produzida pela mesma planta quando o ADVANCION atingir sua capacidade de reserva.
• Suprimento de energia: ADVANCION pode suprir a demanda de pico de energia do sistema através do armazenamento desta energia fora de pico.

 

BENEFÍCIOS ENTREGUES PELO ADVANCION
• Resposta a demandas: ADVANCION complementa a quantidade de energia gerada para suprir a demanda, sendo uma fonte dedicada ao sistema.
• Eficiência energética: ADVANCION foi projetado com a capacidade de atuar otimizando a capacidade não utilizada provinda de centrais de ciclo combinado e renováveis existentes. Centrais elétricas podem tornar sua produção de energia mais eficiente adicionando a tecnologia do ADVANCION ao seu sistema.
• Redução da emissão de gases: Sem emissões diretas. Sem uso de água. ADVANCION é uma alternativa limpa. A redução de emissões deste sistema corresponde à inserção de grande quantidade de geração Solar fotovoltaica ou eólica na rede.
• Integração de renováveis: ADVANCION é um recurso utilizado por todo o sistema, que pode auxiliar no balanço de cargas entre os geradores e as cargas do sistema. Aplicar esta fonte de armazenamento ao sistema permite que diferentes formas de energia sejam adicionadas – como fotovoltaica e eólica.• Eficiência na transmissão: A natureza modular do ADVANCION e sua capacidade de não emissão de gases permite que seja alocado próximo à carga, reduzindo a necessidade de obras de transmissão em áreas críticas, enquanto melhora a confiabilidade de energia local.
• 24x7x365 disponível: ADVANCION está sempre disponível e sincronizado com a rede, sem a necessidade de nenhum combustível, o que gera grande valor ao empreendimento e à operação.

 

 

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NA REDE NÃO É MAIS ASPIRAÇÃO, É REALIDADE!

 

SEMPRE LIGADO 

O ADVANCION possui disponibilidade constante e instantânea sem a queima de combustível e entrega potência mais rápida, confiável e precisa do que uma usina termoelétrica. Deste modo os clientes recebem em poucos segundos a potência requerida para sua alimentação quando necessário, pois o ADVANCION restabelece a rede de forma quase instantânea quando há a ocorrência de algum problema, pelo fato de ser um banco de baterias dedicado e conectado à rede de forma ininterrupta, levando para nossos clientes qualidade de energia e a tranquilidade de um sistema sem interrupções bruscas e de resposta extremamente rápida.

 

                       Est2.png

  

 

MATRIZES FLEXÍVEIS

A arquitetura flexível do ADVANCION aumenta sua confiabilidade, utilizando os melhores componentes com a habilidade de incorporar novas tecnologias no futuro.

 

 Est1.png  

 

SISTEMAS INSTALADOS

Com um total de mais de 2,5 TWh de energia provenientes da operação deste sistema a AES possui a maior capacidade instalada do mundo em fornecimento de energia por meio de baterias. Nós trabalhamos junto com nossos clientes para desenvolver soluções inteligentes no suprimento de energia, que sejam competitivas em seus custos e de alta qualidade para satisfazer as suas necessidades e complementar o ativo existente, agregando valor ao empreendimento. Até o momento nossas instalações têm criado marcos na indústria e estão definindo o padrão de desenvolvimento comercial no armazenamento de energia. 

Est3.png 
 

 

Cumberland, Maryland – AES Warrior Run
Potência instalada: 20 MW
Início da operação: novembro de 2015
Solução prestada: Providencia a regulação de frequência no mercado PJM (EUA). Este é o primeiro empreendimento utilizando o Advancion 4, nossa mais nova tecnologia, que apresenta o “estado da arte” em sistemas de armazenamento. Uma nova e otimizada arquitetura, que é 5 vezes mais compacta que a tecnologia utilizada anteriormente, menor, com mais blocos de módulos de baterias e um controle digital que fornece aos clientes um lucro maximizado e a redução nos custos de operação.
 
Adv1.jpg 
 
 
 
Moraine, Ohio – Dayton Power & Light
Potência instalada: 40 MW
Início da operação: setembro de 2013
Solução prestada: Providencia a regulação de frequência no mercado PJM (EUA), operado com a arquitetura de resposta rápida que aplica algoritmos patenteados para a otimização da performance, aumento de eficiência e extensão da vida-útil das baterias.
 
Adv2.jpg

 
 
Northern Chile – AES Gener Angamos Power Plant
Potência instalada: 40 MW
Início da operação: maio de 2012
Solução prestada: A planta de Angamos integra 40 MW de armazenamento de energia com uma planta de geração térmica, providenciando grande capacidade de reserva de energia. Este armazenamento permite um aumento de 4% na geração da planta de Angamos, com a finalidade de suprir uma região muito importante do Chile.
 
Adv3.jpg 
 
 
 
Elkins, West Virginia – AES Laurel Mountain
Potência instalada: 64 MW
Início da operação: outubro de 2011
Solução prestada: Este sistema habilita uma planta de geração eólica de 98 MW a estar entre as primeiras eólicas a suprir um sistema crítico para a estabilidade da rede em que está inserida.
 
Adv4.jpg 
 
 
 
Atacama Desert, Chile – AES Gener Los Andes Substation
Potência instalada: 24 MW
Início da operação: dezembro de 2009
Solução prestada: Este sistema é utilizado como serviço de contingência para a manutenção da estabilidade do sistema elétrico no norte do Chile. Esta é uma das unidades de reserva com melhor performance no Chile, de acordo com o operador da rede local. 
 
Adv5.jpg 
 
 
 
MERCADO NO BRASIL
 
O mercado desta nova tecnologia no país é enorme, recente estudo publicado pela Navigant Research1 indica no país um potencial de mais de 500 MW em ES através de baterias até 2025.
 
Neste cenário de armazenamento de energia, a AES se posiciona também com forte presença no mercado nacional2, pois teremos a primeira aplicação em Utility Scale no mercado nacional, dentro da Usina Hidrelétrica de Bariri da AES Tietê, com cerca de 0,5 MW conectado a um gerador auxiliar - anteriormente utilizado para geração própria da usina - acoplado ao eixo do gerador principal e que atualmente está sem qualquer aproveitamento energético.  Esta solução permitirá fornecer mais energia no período de ponta do sistema (energia suficiente para suprir 75 residências de 4 pessoas por 24 horas).
 
Adv6.jpg

 
 
OPORTUNIDADES DE APLICAÇÃO NO PAÍS
 
• Geração de energia: (a) integração de fontes renováveis conforme mencionado anteriormente e (b) geração de ponta – aliviando o despacho de usinas térmicas custosas;
• Transmissão de energia: (a) diferimentos de investimentos em novas linhas de transmissão e (b) aumento de capacidade na utilização dos ativos existentes
O plano de investimento federal prevê investimento de R$ 70 bilhões em 37 mil km de linhas de transmissão – 60% localizados no Norte e no Nordeste do país – e que poderiam ser diferidos através de soluções de ES localizados na carga;
• "Behind the meter": melhora na qualidade e na otimização da demanda contratada ("peak shaving") para consumidores intensivos em energia elétrica.