Aes Tietê
A- A+
Projetos Sociais

 

Casa de Cultura e Cidadania

A AES Tietê participa da Casa de Cultura e Cidadania, projeto de responsabilidade social do Grupo AES Brasil. Inaugurada em março de 2008, a Casa é um espaço de formação, cultura e lazer para crianças, adolescentes e adultos.


De segunda a sexta-feira são oferecidos cursos regulares de artes visuais, circo, teatro, dança, informática e contadores de história. Por atuar em comunidades com alta vulnerabilidade social, a Casa da Cultura e Cidadania também oferece cursos profissionalizantes e de geração de renda para adultos. Nos espaços também são realizados trabalhos de conscientização sobre o uso adequado e seguro de energia elétrica e de recursos naturais, como a água.


A metodologia pedagógica foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar de curadores, de renome nacional e internacional, e o projeto é monitora pela AES Tietê por meio de indicadores que auxiliam no acompanhamento dos processos e dos resultados que o projeto traz às comunidades.


Em 2011, o projeto passou a contar com sete unidades, que beneficiam 6,7 mil crianças, adolescentes e adultos da cidade de São Paulo e dos municípios paulistas de Osasco, Caconde, Barra Bonita, Lins e São José do Rio Pardo, além de Novo Hambugo, no Rio Grande do Sul.


Saiba mais:

www.casadeculturaecidadania.com.br


Programa Energia do Bem

Como uma das formas de apoiar iniciativas capazes de transformar a realidade de comunidades menos favorecidas, a AES Tietê participa do Programa Energia do Bem, lançado pelo Grupo AES Brasil no segundo semestre de 2008.


Por meio do programa, a AES Tietê apoia o engajamento de seus colaboradores em trabalhos voluntários, com seu tempo e suas habilidades voltados à transformação das comunidades de baixa renda e ao desenvolvimento de instituições não-governamentais.


O Energia do Bem está estruturado em três áreas programáticas:


- Distribuindo a Energia do Bem: incentivo à mobilização social para ações pontuais ou emergenciais (Campanha do Agasalho, Campanha de Natal, auxílio a vítimas de enchentes etc.) e a doações para projetos sociais de apoio à criança e ao adolescente, com posterior dedução no imposto de renda de pessoas físicas.


- Agindo para Transformar: incentivo ao engajamento em projetos sociais. As ações incluem seleção e acompanhamento de projetos sociais inscritos nos CMDCAs (Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente), que recebem o repasse de 1% do imposto de renda devido pela empresa, realização de palestras, atividades em escolas, comunidades, instituições e em projetos sociais da companhia.


- Empreendendo na Comunidade: fomento ao empreendedorismo social da equipe de colaboradores da AES Tietê, por meio da apresentação de projetos sociais a serem desenvolvidos com o apoio da companhia.