Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Skip Navigation LinksAES TietêNotícias voltar

Notícias

Práticas sustentáveis reconhecidas pelo Guia EXAME de Sustentabilidade

AES Brasil é premiada como a empresa mais sustentável do setor de energia

18/11/2016

​A sustentabilidade ocupa um lugar estratégico na AES, frente aos grandes desafios globais atuais. “Estar no Guia EXAME de Sustentabilidade significa um reconhecimento de alto nível à nossa gestão empresarial, especialmente como a melhor empresa do setor de energia. É um sinal de que estamos no caminho certo em direção à nossa nova visão, de ser reconhecido como parceiro de soluções inovadoras em energia, de forma segura, sustentável, confiável e acessível”, diz Julian Nebreda, Presidente da AES Brasil.
 
Ao longo dos anos, assumimos o compromisso de integrar o desenvolvimento sustentável em nossas práticas cotidianas, envolvendo o tratamento prioritário aos direitos humanos e ao meio ambiente. Isso se reflete em nossas ações sociais e educativas, nos investimentos constantes em inovação em tecnologia, na revisão dos processos de compra, no reaproveitamento de materiais, entre outras ações, sempre com o objetivo de maximizar nossos impactos positivos na sociedade como um todo.
 
Integramos o Guia EXAME de Sustentabilidade pela sétima vez e pelo quinto ano consecutivo. A ética com os mais de 20 milhões de clientes e os resultados obtidos com o projeto Transformação de Consumidores em Clientes, além das demais ações integradas de sustentabilidade, foram destaque na edição deste ano, que nos reconheceu como a empresa mais sustentável do setor de energia.
 
Trajetória da AES no Guia EXAME
Nossa primeira participação no Guia EXAME aconteceu em 2008, quando a AES Tietê foi reconhecida pela metodologia pioneira de obtenção de créditos de carbono, por meio do reflorestamento de mata nativa. Já os projetos sociais e de geração de renda da AES Tietê para comunidades ribeirinhas foram destaque na publicação de 2009. Investimentos em segurança, campanhas educativas e de regularização de instalações elétricas garantiram à AES Brasil presença como empresa modelo em 2012. Esse salto qualitativo coincidiu com a implantação da plataforma de sustentabilidade do Grupo, nesse mesmo ano.
 
A partir de 2013 o guia passou a destacar as empresas por seu desempenho nos seguintes temas: governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com a comunidade, gestão de fornecedores, gestão da água, gestão da biodiversidade e gestão de resíduos. Nesse ano, integramos a publicação com nossas iniciativas de inovação e modernização das redes de distribuição elétrica, como a implantação das redes inteligentes smart grid nas residências de Barueri, São Paulo.
 
Em 2014 fomos premiados como a empresa mais sustentável do setor, pela nossa relação com os clientes, por meio do programa Jeito AES de Atender (JAAT). Três temas foram incluídos no guia daquele ano, deixando a publicação ainda mais abrangente: mudanças climáticas, relação com o cliente e transparência, e combate à corrupção. Os investimentos em gás natural e energia solar fotovoltaica foram os destaques na edição de 2015.
 
Critérios do Guia EXAME de Sustentabilidade
O guia foi criado em 2000 para destacar as melhores práticas de responsabilidade corporativa do país. Desde 2007, a EXAME utiliza uma metodologia elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) para avaliar as empresas que voluntariamente decidem participar da pesquisa. É o Guia mais abrangente em práticas de sustentabilidade.
 
A premiação atesta nossas iniciativas de desenvolvimento sustentável, evidenciados em diversos compromissos públicos assumidos, como nosso envolvimento na Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e no Pacto Global.
 
  • Compartilhar: