Aes Tietê
A- A+
Skip Navigation LinksAES TietêImprensaCasa de Cultura e Cidadania de Caconde promove ‘Coleta Seletiva Comunitária’ nas ruas do município voltar

24 de maio de 2012

O projeto sociocultural realizará atividades especiais durante a Semana do Meio Ambiente

A Casa de Cultura e Cidadania de Caconde, projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela AES Tietê e realizado pela H. Melillo e Instituto Agires, promove atividades especiais durante a Semana do Meio Ambiente, de 28 de maio a 1 de junho. O destaque será a ‘Coleta Seletiva Comunitária de Lixo’.

A Unidade promoverá várias atividades entre os participantes para estimular a discussão sobre o Meio Ambiente. Os alunos do projeto vão realizar um simulado com a formação de um júri que abordara temas como a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.

No mesmo dia, terá início o encontro Eu+20. Embasados nas discussões do Rio + 20, os participantes irão traçar metas para o ano em relação ao cuidado com o meio ambiente. Depois, cada um irá escrever uma carta com essas metas, com o objetivo de promover uma reflexão sobre as ações individuais e o papel de cada um enquanto cidadão. Essas cartas serão colocadas dentro de uma caixa única, que será aberta no final de 2012, quando será retomada a discussão sobre o meio ambiente.

O destaque será Coleta Seletiva Comunitária de Lixo, dia 01/06, a partir da 9h. Os participantes da Casa de Cultura e Cidadania vão passar pelas casas do centro da cidade coletando o lixo reciclável e conversando com a comunidade sobre a importância da coleta seletiva. Ao término desta ação haverá apresentação artística de Circo, na praça da matriz.

No período da tarde, a Casa receberá a bióloga Graziela Dias, para uma palestra sobre Lixo Biodegradável. Após a palestra, para exemplificar, a Casa realizará uma experiência: em um vaso será enterrada uma sacolinha plástica normal e em outro, uma sacola oxi-biodegradável. Em dezembro, as sacolinhas serão desenterradas para analisar a diferença de cada amostra.

Em todas as atividades dos diferentes cursos desenvolvidos nas Casas de Cultura e Cidadania (música, dança, artes digitais, foto e vídeo, ginástica artística e circo) serão realizadas ações que promovam a discussão sobre o meio ambiente. Vídeos, documentários e textos darão o suporte para as reflexões.

Confira a programação
Local:
Casa de Cultura e Cidadania
28 e 29 de maio – filmes e debates sobre a questão do meio ambiente.
31 de maio – júri simulado realizado por alunos do teatro e da dança, com questões controversas sobre respeito ao meio ambiente e preservação
31 de maio e 1 de junho – Eu +20
01 de junho – Coleta Seletiva Comunitária pelas ruas do Centro de Caconde
01 de junho – 15h – Palestra e experiência com a Bióloga Graziela Dias.

Sobre a Casa de Cultura e Cidadania –  A Casa de Cultura e Cidadania é um projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela empresa AES Tietê e realizado pela H.Melillo – Grupo de Articulação Social – e Instituto Agires. O projeto é um espaço que tem por objetivo promover a formação, expressão e lazer para crianças, jovens e adultos, atuando também como polo cultural que envolve comunidades de baixa renda. São oferecidos cursos de arte educação, oficinas de geração de renda abertas para toda a comunidade e formação técnica para jovens na área cultural, além de atividades culturais, como cinema e apresentações artísticas.

Sobre a AES Tietê – A AES Tietê é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do país. Com capacidade instalada de 2,66 GW, a empresa possui 9 usinas hidrelétricas e 10 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.