Aes Tietê
A- A+
Skip Navigation LinksAES TietêImprensaCasa de Cultura e Cidadania de Caconde oferece uma semana de brincadeiras e contos voltar

16 de maio de 2012

Projeto comemora a Semana Mundial do Brincar de 21 a 25 de maio

A Casa de Cultura e Cidadania de Caconde, projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela AES Tietê e realizado pela H.Melillo e Instituto Agires, prepara uma semana de atrações com contação de histórias e brincadeiras infantis. O evento faz parte da Semana Mundial do Brincar e acontecerá de 21 a 25 de maio, na unidade do projeto.

Nos dias 21, 22, 24 e 25 de maio, a Casa de Cultura e Cidadania de Caconde vai comemorar a Semana Mundial do Brincar com oficinas de construção de brinquedos utilizando materiais recicláveis, vivência de brincadeiras tradicionais como “corre cotia”, “telefone sem fio”, “amarelinha”, “pique esconde”, “pega-pega”, entre outras. Também terão gincanas e a confecção de ferramentas e objetos que serão usados no evento ‘Contação de Histórias’.

A ‘Contação de Histórias’ tem dia especial, 23 de maio, às 19h. A unidade abre as portas ao público com a oferta de cinco tendas temáticas de contos, divididas em: contos de encantamento, de animais, de terror, humor e exemplos. Após a realização do circuito de contos pelas tendas, os presentes participarão de uma ciranda de cantigas e versos organizados por cerca de 30 participantes do curso de Histórias e Brincadeiras encerrando o encontro.

Durante esta semana, o objetivo da Casa de Cultura e Cidadania de Caconde, por meio do curso de Histórias e Brincadeiras, é incentivar e sensibilizar os pais, educadores e cuidadores sobre a importância do brincar na vida das crianças, jovens e adultos.

O Dia Mundial do Brincar é comemorado dia 28 de maio. Surgiu na Europa e foi difundido para todos os países do mundo, tendo como objetivo reunir crianças de idades e culturas diferentes, favorecendo a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados.

Confira a programação:

Semana Mundial do Brincar (para os alunos do projeto)
Local: Casa de Cultura e Cidadania de Caconde
Horário: manhã e tarde

Segunda-feira, dia 21: Construção de ferramentas para “contação de histórias” com sucata: instrumentos musicais, dedoches, fantoches, luvas, tapetes, aventais e mala.

Terça-feira, dia 22: Construção de Brinquedos com utilização de materiais descartáveis e recicláveis, como garrafas pet, tampinhas, potinhos, caixas de papelão, retalhos, entre outros.

Quinta-feira, dia 24: Vivência de brincadeiras tradicionais: corre cotia, telefone sem fio, amarelinha, vivo ou morto, pique esconde, pega-pega, coelhinho sai da toca, passa anel, entre outros.

Sexta-feira, dia 25: Gincana de brincadeiras tradicionais: caça ao tesouro, rouba bandeira, carrinho de mão, ameba, pega-pega, pique-volta, arrastão, cadeia, vassobol, entre outros.

Contação de Histórias (aberto ao público)
Local: Casa de Cultura e Cidadania de Caconde (Rua Celso Soares Barbosa, 10, Redentor, Caconde, SP)
Horário: às 19h
Quarta-feira, dia 23: Circuito de tendas de contos: de encantamento, de terror,  de humor, de exemplo e contos de animais.

Sobre a Casa de Cultura e Cidadania –  A Casa de Cultura e Cidadania é um projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela empresa AES Tietê e realizado pela H.Melillo – Grupo de Articulação Social – e Instituto Agires. O projeto é um espaço que tem por objetivo promover a formação, expressão e lazer para crianças, jovens e adultos, atuando também como polo cultural que envolve comunidades de baixa renda. São oferecidos cursos de arte educação, oficinas de geração de renda abertas para toda a comunidade e formação técnica para jovens na área cultural, além de atividades culturais, como cinema e apresentações artísticas.

Sobre a AES Tietê – A AES Tietê é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do país. Com capacidade instalada de 2.660 MW, a empresa possui 9 usinas hidrelétricas e 8 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.