Aes Tietê
A- A+
Skip Navigation LinksAES TietêImprensaAES Tietê abre vertedores da usina de Barra Bonita voltar
AES Tietê abre vertedores da usina de Barra Bonita

Medida é necessária para garantir o nível de segurança do reservatório

Nesta terça-feira, 1º de março, a AES Tietê abrirá os vertedores da usina de Barra Bonita, localizada no Rio Tietê. A medida é necessária para controlar o volume de água durante o período de cheias e minimizar os impactos às margens do rio, seguindo as orientações do ONS (Operador Nacional do Sistema).

A abertura é sempre feita de forma gradual, respeitando a lei de manobra operacional, e obedece a um rigoroso procedimento de segurança. O controle e a variação planejada dos níveis das represas permitem que as usinas se preparem para períodos de intensa chuva, como as deste ano, funcionando como reguladoras da vazão do rio.

A abertura de comportas da usina não oferece qualquer risco de alagamento às comunidades próximas. O procedimento é feito somente para garantir o nível de segurança do reservatório e a duração do processo depende do índice pluviométrico da região.

Segurança - Para garantir a segurança na ocasião da abertura de vertedores das usinas, a AES Tietê estabelece contato direto com poder público, defesa civil, bombeiros e entidades para avisá-los com antecedência sobre a ação. Há também um alarme sonoro de grande intensidade, que soa no entorno do reservatório e alcança até 3 km de extensão, avisando sobre a iminência da abertura dos vertedores. A empresa coloca ainda à disposição das comunidades o telefone 0800 704 0589 para informações.