Aes Tietê
A- A+
Segurança

Segurança é o valor número 1 do Grupo AES Brasil.

Reduzir a ocorrência de acidentes com colaboradores, com prestadores de serviço e com a população do entorno das usinas da AES Tietê é um compromisso da companhia. Para isso, a empresa optou por uma estratégia de se antecipar aos riscos e buscar ações preventivas que proporcionem as melhores condições de segurança para todos.

Os programas de segurança da companhia são baseados nas diretrizes globais da AES Corp. e no Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), cujos requisitos estão de acordo com as especificações da OHSAS 18.001:2007 (Occupational Health and Safety Assessment Series), uma norma internacional com foco na saúde e na segurança do trabalho, voltada para a preservação da integridade física e da saúde dos colaboradores e prestadores de serviço, por meio de práticas de mitigação ou eliminação de riscos em atividades e instalações.

Em 2011 a companhia recebeu a certificação OHSAS 18.001, e em 2014 foi realizada a auditoria de manutenção pela certificadora ABS Quality Evaluations, cujo resultado foi o de “zero não conformidade”.

Compromissos

  • Zero acidente fatal (próprio e contratado) ao ano - Não foi registrado nenhum acidente fatal com colaboradores próprios e contratados na AES Tietê em 2014.
  • Reduzir em 50% as taxas de frequência e de gravidade com colaboradores próprios e contratados até 2016 - As taxas de gravidade com colaboradores e contratados foram zero. A taxa de frequência com colaboradores se manteve em zero, no entanto, houve aumento de 90% na TF de contratados em relação a 2013. A TF com colaboradores e TG com contratados foram reduzidas a zero desde 2011.
  • Reduzir em 20% o número de acidentes com a população até 2016 - Nenhuma fatalidade com a população foi registrada desde 2009.

(*) Devido à revisão do Planejamento Estratégico Sustentável, os compromissos da Plataforma de Sustentabilidade com prazo final em 2015 ou 2016 serão revisados, sendo 2014 o último ano de seu acompanhamento e 2011 o ano tomado como base.