Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Skip Navigation LinksAES TietêComercialização Soluções de alto valor agregado para cada cliente voltar

Como funciona o mercado de energia? 

Soluções de alto valor agregado para cada cliente

Comercialização 

Vamos além de realizar processos de compra e venda de energia. Contribuímos com um mercado de energia livre e competitivo no país, com soluções de alto valor agregado para nossos clientes. Com uma equipe de alta performance, comercializamos energia em todo o território nacional.  Dedicamo-nos diariamente a fazer sempre melhor e mais rápido, somos atentos a ouvir os nossos clientes e sabemos do nosso papel social para que a energia que entregamos gere valor para todos os nossos públicos de relacionamento.


 

Como funciona o mercado de energia?

Antes a indústria de eletricidade era responsabilidade de uma só empresa que gerava, transportava e comercializava toda a energia produzida. A partir de 1990, o setor passou por mudanças, os segmentos de geração, transporte e comercialização de energia passaram a ser administrados e operados por agentes distintos e o mercado de energia foi dividido em dois ambientes de contratação:

• ACR – Ambiente de Contratação Regulada (Mercado Regulado)

• ACL – Ambiente de Contratação Livre (Mercado Livre)

A contratação no Mercado Regulado é realizada entre o consumidor cativo e a concessionária em que ele se encontra conectado; o consumidor não tem possibilidade de negociar preço, pois as tarifas de fornecimento são estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A contratação no Mercado Regulado é realizada entre o consumidor cativo, pessoas como você, e a distribuidora de energia que o atende, como por exemplo a AES Eletropaulo. Para este mercado as tarifas são estabelecidas pela ANEEL, portanto não é possível negociar preço. 

Já a contratação no Mercado Livre acontece por meio de contratos diretos, nos quais o cliente pode escolher de quem vai comprar energia e negociar livremente o preço e as condições comerciais – desde que dentro das regras e dos procedimentos de comercialização definidos pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
 

Entenda melhor os Ambientes de Contratação de Energia Elétrica:

Grafico-comercializacao-1409.png





 

Está interessado?

Entre em contato com a gente para mais informações.


Telefones: (11) 2195 2531 - (11) 2195 6830

E-mail: aestietecomercial@aes.com